GERIN 2023
COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
Instagram
Whatsapp
Home Apresentação Comissão Organizadora Temas Convidados Internacionais Programa Submeta seu vídeo Inscrição Reservas e hospedagens Local Maceió Fale conosco
GERIN 2023
inscreva-se aqui!

Maceió

Maceió english version



Maceió tem quase 1 milhão de habitantes e, a cada ano que passa, tem atraído mais visitantes. Sem dúvida, o principal atrativo da cidade e do estado de Alagoas é a beleza natural. As praias de Alagoas são famosas pela água cristalina e morna, e a orla urbana de Maceió é uma das mais bonitas do Brasil.


Outubro é um mês ótimo para visitar, pois a temporada de chuvas já passou. Em outubro e novembro o vento nordeste costuma estar ativo, mas isso não costuma atrapalhar a visita.


Maceió é cercada por 2 lagoas, Mundaú e Manguaba, e tem uma parte alta e uma parte baixa. A parte baixa é a parte litorânea. Quase toda a orla urbana é protegida por recifes de corais. As praias urbanas mais centrais são Pajucara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. O hotel do GERIN fica em Cruz das Almas, é uma das poucas praias urbanas sem a proteção dos corais, então é usada mais por surfistas. Em direção Sul, as próximas praias após Cruz das Almas são Jatiúca, seguida pela Ponta Verde e Pajucara. Todas ficam bem próximas, a distância do Hotel Ritz Lagoa da Anta até o farol da Ponta Verde é de cerca de 2,6 km.


A barreira de recifes de coral começa na Jatiúca e se estende até a Pajuçara. É bem seguro andar na orla durante o dia, no período da noite também, mas deve-se evitar caminhar fora das áreas centrais à noite: Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara . A área mais movimentada é a Ponta Verde, com muitos bares na beira da praia e praias agradáveis para tomar banho. Vale a pena conhecer o farol da Ponta Verde, quando a mare está bem seca é possível para ir andando até o farol pelo arrecife. Em frente ao farol da Ponta Verde, situase o Marco dos corais, um píer aberto com vista para a baía da Pajuçara.


Outra praia urbana bem frequentada para banho é a de Pajuçara. Existem alguns bares de praia mais organizados com comida boa, como o Lopana. Um passeio recomendado é a visita às piscinas naturais da Pajucara quando a maré estiver baixa. É necessário ir de jangada a vela, leva uns 10 minutos para chegar na piscina, que fica no meio do mar, mas ainda protegida pela barreira de corais. É um dos passeios turísticos mais tradicionais de Maceió. A orla urbana de Maceió é muito usada para prática de atividades físicas, principalmente corrida. A distância do Hotel Ritz até o fim da Pajuçara é de cerca de 5 km. Além de corrida, é possível praticar surf em Cruz das Almas e na praia do Francês, Kite Surf, mergulho, remo e nadar na baía da Pajuçara. Na orla da Pajuçara fica a feirinha de artesanatos da Pajuçara e o pavilhão do artesanato.





Praias fora de Maceió


A praia do Francês é a mais famosa, fica a 20 km de Maceió e costuma ficar bem cheia nos fins de semana. É uma praia muito bonita com uma parte protegida pela barreira de corais e banho de mar tranquilo e outra parte de mar aberto frequentada por surfistas.


A Barra de São Miguel é uma cidade de veraneio com um dos mares mais bonitos do Estado. Próximo à Barra de São Miguel e a cerca de 40 km de Maceió tem a praia do Gunga, famosa pelo Coqueirais e o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar. Essa praia tem um acesso mais difícil.


Já no litoral norte as praias são conhecidas pelo mar raso, morno e tranquilo. Destacam-se as cidades da costa dourada: Japaratinga, Maragogi, São Miguel dos Milagres. A distância, porém é grande, 1 a 2 horas de carro.



Restaurantes


Recomendo o Hatsu (restaurante japonês) e o Wanchako (comida peruana). Ambos ficam na ponta verde e próximos à praia. Um dos restaurantes mais antigos e famoso de Maceió é o Divina Gula, que serve comida mineira na Jatiuca. A comida é muito boa e tem uma variedade grande de cervejas, incluindo cervejas locais como a Caatinga Rocks. Se preferir vinho, tem o Bon Vin que fica próximo ao Hatsu. Para comida típica, recomendo Bodega do Sertão que oferece pratos regionais, localizado fica próximo à praia. Comida baiana de qualidade é servida no Akuaba, proximo ao hotel. Os restaurantes de massa que recomendo são o Massarela e o Maria Antonieta, ambos na Jatiúca.


Para quem prefere frutos do mar tem o Massagueirinha (local é bem simples e a comida é ótima). Um dos melhores locais para comer frutos do mar com preparo típico de Alagoas é a Massagueira, que fica a cerca de 20 minutos de carro de Maceió. São vários restaurantes um ao lado do outro, na orla da lagoa Manguaba e com uma vista incrível da Lagoa e vegetação. Minha recomendação na Massagueira é o bar do pato ou o Croa bar.



Atrações turísticas fora de Maceió


O tempo em Maceió vai ser curto para a maioria, mas para quem tiver tempo seguem algumas dicas de passeios fora de Maceió.


A Serra da Barriga fica a cerca de 1h20 de Maceió e é o local onde Zumbi dos Palmares fundou o Quilombo dos Palmares. Hoje é um parque memorial tombado pelo IPHAN. O centro de visitantes é moderno e com muita informação.


A cidade de Penedo fica às margens do Rio São Francisco e é uma cidade histórica fundada por descendentes de Portugueses. Além das belezas do São Francisco, a cidade é repleta de museus e prédios históricos.


O Rio São Francisco faz a divisa entre os Estados de Alagoas e Sergipe, no sertão de Alagoas forma cânions navegáveis e é cenário de fundo da vegetação típica. A cidade de Piranhas é o melhor local para visitar essa região.



www.viajenaviagem.com
emalgumlugardomundo.com.br
guia.melhoresdestinos.com.br
www.tripadvisor.com.br

Photo by Alex Braga on Unsplash

Photo by Rafael Leão on Unsplash

Photo by Alex Braga on Unsplash

COMPARTILHE!
Facebook
Twitter
Instagram
Whatsapp
PATROCÍNIO MASTER

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BÁSICO

PATROCÍNIO